A Alegria Está no Coração…

Você tem ideia de quantas vezes a palavra ALEGRIA é citada na Bíblia? Infelizmente não há como lhe dar um número exato, pois existem variações de acordo com cada versão disponível. Numa rápida pesquisa pelo aplicativo YOU VERSION, na versão NVI (Nova Versão Internacional) aparece 250 vezes, isso sem contar as menções como “alegrai-vos”, palavras semelhantes como “regozijar”, “feliz”, e ainda, as conjugações do verbo “alegrar”.

O título deste artigo faz lembrar de um cântico que sempre cantamos com entusiasmo nas nossas reuniões e talvez até esteja entre os seus preferidos. Na congregação de onde eu venho esse cântico é um dos favoritos das crianças. Elas cantam sempre bem forte e com sorriso estampado no rosto. De fato, é uma música que proporciona um momento de felicidade durante o louvor nos nossos encontros semanais.

Agora, sabe quantas vezes a palavra TRISTEZA é citada na Bíblia? Novamente, na mesma versão NVI e o mesmo Aplicativo, aparece 109 citações. Isso é pouco mais de 40% comparado as menções de ALEGRIA. A carta de Paulo aos Filipenses por muitos é considerada a carta da alegria. Nela está um dos versículos mais usados para falar deste assunto:

“Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!” (Filipenses 4.4). Não há dúvidas que a ALEGRIA é uma característica proeminentes na vida do cristão.

A alegria está no coração…

…De quem nasceu de novo!
Quem teve a experiência de ganhar uma nova vida em Cristo distribui alegria por onde passa. Lembra de quando você entregou sua vida ao Senhor no dia do seu batismo? Que felicidade naquele dia! A igreja celebrou com você aquele momento e houve alegria no céu por um pecador que se arrependeu (Lucas 15.7). Mantenha acesa a chama do seu batismo durante sua jornada cristã.

…De quem participa da comunhão! (Atos 2. 46)
O livro de atos traz um dos principais relatos da alegria que os nossos primeiros irmãos tinham em estar juntos. E quão bom é estar junto de pessoas que têm o mesmo propósito que nós, não é mesmo? Quando experimentamos a comunhão em nossas reuniões voltamos renovados para o nosso lar.

…De quem reconhece Deus como provedor! (Atos 14.17)
É bom saber que temos um Deus que tudo sustenta, que é bondoso e supre tudo aquilo que necessitamos. Não precisamos nos preocupar, nosso Pai está cuidando de tudo. É Ele quem faz com a chuva venha na hora certa, que o sol brilhe todas as manhãs; É Ele que nos dá o ar que respiramos, o alimento de todos os dias e enche o nosso coração de alegria.

…De quem oferta ao Senhor! (2 Coríntios 9.7; Romanos 12.8)
Aprendemos que é muito mais feliz aquele que dá do aquele que recebe. E que privilégio temos de participar na ajuda de necessitados e também na propagação do evangelho de Jesus! Ofertar ao Senhor traz a sensação de missão cumprida. Experimente doar com alegria, Deus ama quem faz isso.

…De quem conhece os Frutos do Espírito! (Gálatas 5.22)
Ter o Espírito Santo habitando em nós produz, além do amor, paz, paciência, bondade, fidelidade, delicadeza, humildade e domínio próprio, a alegria. E a melhor parte é que contra essas coisas não há lei, podemos produzir a vontade. Quem tem o Espírito Santo produz frutos de alegria.

…De quem tem gratidão! (Colossenses 1.12)
Quando pensamos que não somos merecedores da graça de Deus, mas mesmo assim Ele nos ama a tal ponto de deixar que sejamos participantes no seu Reino, só nos resta ter atitudes de gratidão. Somos gratos por tudo que o Senhor fez, faz e vai fazer em nossas vidas. “Que as palavras da minha boca e o meditar do meu coração sejam gratos diante de ti, ó Senhor.” (Salmos 19.14)

…De quem já conhece a Jesus!
Enfim, é isso que cantamos no restante do cântico. Jesus é a razão do nosso coração estar alegre. Por causa dele temos perdão dos pecados, acesso ao Pai e vida eterna! Desde o seu nascimento Jesus traz alegria para muita gente (Lucas 1.14). Quantas pessoas você conhece ou já viu que afirmam que Jesus mudou suas vidas? São inúmeras, eu aposto. Diariamente o poder de Cristo transforma vidas. Ele é o nosso salvador e, por isso, nosso coração transborda de ALEGRIA!

Oração: Senhor! Glórias e honras sejam dadas a Ti.
Somos gratos pelo teu filho Jesus Cristo que foi enviado para nos salvar.
Encha os nossos corações com os Frutos do Espírito para nos ajudar
a cumprir nossa missão nesta terra com louvor.
Que nos momentos de tristeza possamos lembrar que Tu És Deus de alegria.
Em nome de Jesus.
Amém!

Lucas Espinosa
Sobre Lucas Espinosa 7 Artigos
Lucas é cristão desde 2003 e frequenta a igreja desde os 4 anos. É natural do estado de MS e é casado com Natália Cavalcanti. Tem formação Teológica pela Universidade Filadélfia e atua há 14 anos servindo em Ministérios de Jovens, Mídias, Casais e Louvor nas congregações do Brasil.