10 Dicas Para Regentes de Cânticos

Nossa adoração pode e deve ser melhor a cada dia, não temos dúvida disso. Que tal se no próximo domingo, você, regente do louvor, colocasse em prática as dicas que iremos dar a seguir? São dicas fáceis e práticas que irão ajudar você e sua congregação a ter um momento de louvor ainda mais inspirador.

Dica 1. • Ensaie Antes.

Vamos começar por um dos pontos mais importantes: o ensaio. Esse é o momento onde vão acontecer os erros, é onde você escolhe os hinos que irá utilizar e faz sua apresentação em Power Point, Open LP ou até mesmo no hinário. Depois de separar as músicas que farão parte do culto, cante todas por completo, assim você irá treinar o melhor tom, a velocidade, o ritmo, e a ordem que será apresentado na reunião. Faça isso até que se sinta seguro com as músicas escolhidas. Um bom ensaio lhe dará confiança na sua regência.

Dica 2. • Regule o Equipamento de Som.

Você já deve ter ido em algum evento onde o som estava desregulado não é mesmo? Talvez na sua congregação seja apenas uma caixa de som e um microfone, mas se for uma mesa de som como muitas já tem é possível uma regulagem mais profissional na qualidade do áudio pois essas mesas tem equalizadores. Seja qual for sua realidade tome cuidado para que o equipamento de som não se torne um desconforto na hora da reunião. Faça testes antes das pessoas chegarem, carregue as baterias dos microfones, ajuste os graves, médios e agudos, equalize o som e acerte o volume, isso pode ser feito até mesmo durante o ensaio. Caso tenha dificuldades para operar este tipo de aparelhagem existem tutoriais na internet que podem auxiliar e também o próprio fabricante dá suporte, dependendo da marca. Se possível, durante as reuniões deixe alguém responsável por operar a mesa de som, assim cada pessoa que utilizar o microfone terá um ajuste conforme seu volume de voz. Não é tão simples cantar a capela, então procure investir em bons equipamentos para auxiliar no trabalho de louvor.

Dica 3. • Decore as Letras.

Se você tem facilidade ou quer exercitar a memória decore a letras dos cânticos, não é tão difícil quanto parece, acredite. Se você já tem um certo tempo dirigindo o louvor vai ver que já até decorou muitos. Memorizar as letras das músicas fará com que você não fique olhando o tempo todo para o hinário ou para a projeção do data show e lhe dará uma maior confiança e segurança para comunicar-se com a igreja. É essa será a nossa quarta dica.

Dica 4. • Comunique-se Com a Igreja.

Como numa conversa suas expressões corporais complementam a sua regência. Faça uma breve abertura antes de um bloco de louvor, use esse tempo para animar a igreja e chamá-los para louvar com alegria e disposição. Enquanto você canta não há problemas em fechar os olhos e meditar na letra, se a música diz para levantar as mãos, levante-as, se fala sobre alegria, cante sorrindo, se fala sobre fraternidade, que tal um abraço antes de começar? E dar as mãos e cantar um hino todos juntos? Use sua criatividade! Use sua expressão corporal de forma que possa contribuir para um melhor momento de adoração.

Dica 5. • Encoraje a Igreja a Cantar de Pé.

Não é uma regra, mas acredite que isso fará com que a congregação cante melhor! Faça um teste, cante uma música sentado e depois cante em pé e sentirá a diferença. Quando cantamos sentados estamos numa posição confortável e relaxada, mas não favorece o canto. Em pé temos mais disposição, uma melhor respiração para uso do diafragma, melhor propagação da nossa voz aumentando consideravelmente o volume e assim o louvor ficará muito mais empolgante e bonito. Lembre-se que temos idosos e pessoas com crianças de colo, então use do bom senso para não deixar as pessoas muito tempo em pé.

Dica 6. • Evite Vários Blocos de Cânticos.

Principalmente se você, regente, pedir para a congregação cantar em pé evite dividir a ordem do culto em muitos blocos (por exemplo: 1 cântico – Abertura – 2 cânticos – Ceia – 1 cântico – Oferta – 1 cântico – Mensagem – 2 cânticos – Oração). Fazendo isso você evitará o “senta e levanta” toda hora. Assim como a Ceia, a Oferta e a Mensagem tem o seu tempo dentro do período do culto, o louvor também precisa do seu espaço dentro da adoração, tente programar de 20-25 minutos para os louvores, nesse tempo cabem de 7-10 hinos, divida-os em dois blocos, se for o caso, mas coloque no máximo 5 cânticos por bloco, isso gera um melhor aproveitamento do tempo e os irmãos poderão ficar em pé sem problemas. Se optar por fazer somente um bloco para os louvores, evite colocar mais do que 6 cânticos em sequência.

Dica 7. • Use Cânticos que “Conversem” Com o Culto.

Não faz muito sentido cantar logo na abertura “Na ceia nós temos a esperança, o Cordeiro logo vai voltar, vai enxugar…”, ou então, “A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus, a verdadeira paz…” antes da oração de súplicas, não é mesmo? A Igreja de Cristo tem vários hinos que conversam entre si e podem ser utilizados para acompanhar os temas de Ceia, Oferta e Mensagem, busque por eles quando for montar sua ordem do culto. Se possível converse antes com o pregador e cante hinos que tenham a ver com o sermão, isso ajudará a fixar a mensagem daquela semana. Crie listas de cânticos que falam sobre alegria, sobre a Ceia, sobre o Céu, sobre Jesus e evite misturar os temas, isso facilitará e ajudará no andamento do culto.

Dica 8. • Escute Músicas Acapela.

Fazendo isso você irá, além de aprender novos cânticos, exercitar sua audição. Um bom regente não é só uma voz forte e bonita, ele precisa além de tudo ouvir muito bem. Ouvindo é que se aprende o tom da música, a velocidade que se deve cantar, memorizar as letras. Busque por quartetos e grupos de coral na internet. Músicas instrumentais também ajudam a exercitar o ouvido, mas busque as músicas a capela que estão mais próximos da realidade do louvor de nossas congregações.

Dica 9. • Monte Um Grupo de Louvor.

Envolva mais pessoas neste ministério. Cantar a capela não é tão simples, é até mais difícil do que com instrumentos, então fica mais difícil reger uma congregação sozinho. Fatores como o clima e insegurança podem atrapalhar sua regência, por isso, chame mais um, dois, ou quem sabe não montam um quarteto para cantarem juntos? Isso fará com que a responsabilidade seja dividida além de ficar muito mais forte e bonito. Cantar com mais pessoas exige menos de uma única voz, você ficará livre para se concentrar, melhorar sua respiração e sua timidez vai embora. Incentive os membros a participarem do grupo de louvor ou coral se tiver, procure envolver ainda mais pessoas neste ministério tão importante na adoração.

Dica 10. • Estude Música.

A dica mais importante é esta! Você não precisa ter nascido com uma voz maravilhosa, na verdade, isso nem acontece. Todos os que cantam hoje, em algum momento se dedicaram a estudos e treinamentos musicais, seja na faculdade, conservatórios, aulas de canto, etc. Qualquer pessoa pode cantar, algumas vão precisar de mais treinamento, outras terão mais facilidade, mas todas em algum momento precisam treinar e estudar música. Invista seu tempo e dinheiro em uma aula de canto. Caso esteja apertado no orçamento, busque algum grupo de coral na sua cidade, participe dos treinamentos do grupo de louvor da sua congregação, assista cursos pela internet, mas não deixe de investir no seu conhecimento musical. Incentive sua congregação a investir nos regentes dispostos a aprender. E claro, depois de estudar, compartilhe o que aprendeu com sua congregação!

Não deixe de aplicar estas dicas na primeira oportunidade que tiver, esperamos que seja útil e possa ajudar ainda mais a sua regência.

Lucas Espinosa
Sobre Lucas Espinosa 7 Artigos
Lucas é cristão desde 2003 e frequenta a igreja desde os 4 anos. É natural do estado de MS e é casado com Natália Cavalcanti. Tem formação Teológica pela Universidade Filadélfia e atua há 14 anos servindo em Ministérios de Jovens, Mídias, Casais e Louvor nas congregações do Brasil.